terça-feira, 20 de abril de 2010

Explicativo dos 7 Toques da Capoeira Regional de Mestre Bimba

Confira aqui resumo dos 7 toques da Capoeira Regional de Mestre Bimba











Toques da Capoeira Regional de Mestre Bimba

Iúna


É usado apenas para o jogo dos mestres. Neste toque, aluno é plateia, não joga nem bate palmas, jogam apenas os mestres e contra-mestres e algum instrutor, professor ou aluno graduado se, por ventura, seu mestre autorizar e lhe ceder a vez de jogar. No toque de Iúna não há canto.
Amazonas


É o toque festivo, usado para saudar mestres visitantes de outros lugares e seus respectivos alunos. É usado em baptizados e encontros.



Cavalaria

É o toque de alerta máximo ao capoeirista. É usado para avisar o perigo no jogo, a violência e a discórdia na roda. Na época da escravidão, era usada para avisar aos negros capoeiras da chegada do feitor e na República, quando a capoeira foi proibida, os capoeiristas usavam a "cavalaria" para chegar da chegada da polícia montada, ou seja, da cavalaria.



Santa Maria

É o toque usado quando o jogador coloca a navalha no pé ou na mão. Incentiva o jogo mas não a violência.



Banguela

É o mais lento toque de capoeira regional, usado para acalmar os ânimos dos jogadores quando o combate aperta.



Idalina

É um toque lento, mas de batida forte, que também é usado para o jogo de faca ou facão.



São Bento Grande de Bimba (Regional)

Como o nome já diz, é o toque de Bimba, pois é um tipo de variação diferente que mestre Bimba criou em cima do toque original de São Bento Grande.

12 comentários:

  1. sou um capoeirista muito curioso e por esse motivo procuro sempre mim informar sobre a historia da capoeira que além de ser um assunto interessante é também principalmente muito importante, para que futuramente eu possa mim aprimorar, adquirir conhecimentos e assim passar para outras pessoas

    ResponderExcluir
  2. olá galera,,eu tambem sou um bom curioso,venho me aprofundando mais e mais nessa arte que me encantou, eu sou o formado:jackcapoeira do grupo de capoeira Axé Brasil de manaus do Contra Mestre:David...fiquem com Deus um axé pra todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Axé camarada aqui é o instrutor pacato da lha da Bahia

      Excluir
    2. Axé camarada aqui é o instrutor pacato da lha da Bahia

      Excluir
  3. Eh muito bom saber para quem quer seguir em frente e se tornar mestre... Um salve do gabriel do grupo candeias....

    ResponderExcluir
  4. ola galera capoerista ou simpatizante minha duvida e sobre os toques que mestre bimba criou eles ja existiam na capoeira angol, mestre bimba deu repique no toques para colocar em sua regional ou foi todos os 7 criados pelo mestre. axe capoeira

    ResponderExcluir
  5. eu estou fazendo um trabalho de educação física sobre isso e até agora estou achando show

    ResponderExcluir
  6. estou fazendo uma pesquisa e achei alguma coisa que eu queria aí entrei nesse site e eu achei um máximo, EU RECOMENDO ESSE SITE PARA TODOS QUE PROCURA ALGO INTERESSANTE COMO ISSO!! BJSS PARA TODOS!!

    ResponderExcluir
  7. e aé galera tambem gosto muito de capoeira e cada dia tento me esforçar cada vez mais nao so jogo e sim na historia onde tudo começou a capoeira para mim significa muito ate hoje me lembro do primeiro dia em que começei foi muito legal e isso ai galera Axé capoeira

    ResponderExcluir
  8. Sou um fiel estudioso sobre essa arte milenar chamada capoeira sou instrutor Pacato ilha da Bahia axé pra todos Valeu galera

    ResponderExcluir
  9. Boa noite além dos 7 toques que o mestre bimba crio. Eu ouvi de um outro toque, alguém sabe qual seria?

    ResponderExcluir
  10. IEEE capoeiristas eu tbm sou uma capoeiristas e quero dizer que cada vez mais que todos encontram sua raiz eles querem cada vez mais saber e é assim que todo capoeira é pq quem é capoeira é e quem não é mete o pé,bom um salve do geração nagô mestre baia

    ResponderExcluir